Produção Animal

Bovinos

Embora com animais cruzados, a exploração possui um efectivo restrito de bovinos de raça Minhota de forma a produzir e seleccionar crias em linha pura.

Neste momento o intuito para esta raça é o de aumentar este núcleo Minhoto, criando todas as fêmeas para ficarem como futuras reprodutoras e engordando os machos para posterior abate ou venda para outras explorações.

São animais criados em total liberdade havendo apenas a rotação dos animais em diferentes parques consoante a disponibilidade de pasto. Como complemento ao pastoreio têm à disposição palha/feno e ração à base de mistura de cereal em quantidades que variam consoante a altura do ano, disponibilidade de verde, estado reprodutivo dos animais, ...

De referir ainda que estes animais são extremamente dóceis e com excelente instinto maternal.

O Touro que escolhemos para reprodutor, resultante da inseminação de uma das nossas vacas.
Duas meninas que serão futuras reprodutoras.
Vitelos da Engorda
Vitelos da Engorda

Suínos

Fazemos a cria e recria de porcos, seleccionados de animais Land Race, Large White e Pietrain, para que os animais vendidos em leitão ou após um período de engorda estejam dentro dos parâmetros que o mercado exige.

Os animais que se encontram em fase de crescimento / engorda são alimentados com excedentes da produção hortícola e ração comercial que na sua essência nada mais é do que uma mistura de cereal.

Na busca do melhor bem estar dos nossos animais, optamos por os manter em total liberdade em parques exteriores destinados para o efeito, com excepção das porcas no final da gestação que são fechadas em pocilgas apenas um mês antes e um mês após a parição.

Ovinos

A empresa possui ovelhas da raça Lacaune em linha pura de forma a produzir leite de ovelha genuíno, bem como a cria e recria de animais para venda.

Estes animais de aptidão leiteira apresentam elevadas produções (1,8-2 litros/dia durante 6 meses), com teores de proteína/gordura proporcionais para que seja possível um óptimo rendimento queijeiro. São animais dóceis, de fácil maneio e muito prolíficos.