Cão Serra da Estrela

UVA-II


Após a chegada de uma pequena fêmea de 3 meses à nossa companhia, a nossa vida modificou-se totalmente.

De pequena traquinas, a nossa Uva tornou-se numa excelente guarda e fiel companheira.

Os meses foram passando e a nossa admiração por esta raça intensificou-se.

Ao fim de 2 anos achamos por bem tirar frutos desta bela menina lobeira.

E o sonho torna-se realidade...

Sempre foi lema desta empresa ter os animais o mais em liberdade possível, e os cães não fogem à excepção.

Assim, ao invés de estarem fechados em canil, os nossos serras têm um espaço amplo onde podem correr e brincar, saindo aos pares alternadamente para nos acompanhar nas nossas tarefas de campo. Ao final do dia, quando o trabalho o permite, fazemos um passeio pelo monte, onde pequenos e adultos se divertem em conjunto.

São acompanhados desde que nascem num ambiente familiar, sociabilizados com outros animais e confrontados diariamente com outras pessoas "estranhas" ao seu ambiente transmitindo-lhes desde muito cedo o espírito de guarda do seu espaço (tão característico da raça).

Estamos plenamente convictos que desta forma estes cachorros crescem de forma saudável, muito "responsáveis" mas essencialmente muito, muito felizes.

Os nossos cães têm revelado uma componente de trabalho muito fincada no que diz respeito ao acompanhamento e protecção do rebanho. Apresentam um temperamento muito especial para os animais ( já demonstrado pela mãe nestes 2 anos que connosco convive) pois, embora estando sempre muito alertas não os incomodam.

No dia a dia percorrem sozinhos os vários sub rebanhos que andam em pastoreio pelos parques que delimitam o monte, muitas vezes sem que eles se dêem conta deles. Vão muito sorrateiros fazer a "ronda" e voltam pouco tempo depois onde quer que estejamos.

É lindo de ver.